Por que o macaco babuíno tem o bumbum azul?
Na verdade, o macaco que tem a cara e também o bumbum azul não é o babuíno, mas o mandril (Mandrillus sphinx), como o Rafiki do desenho O Rei Leão. As cores são um fator-chave na vida sexual desse bicho. Na hora do acasalamento, seu traseiro fica ainda mais azul, assim como o peito, e manchinhas vermelhas aparecem nos pulsos e canelas do animal, tudo isso para mostrar para o parceiro ou parceira que está pronto. Outra função do bumbum colorido é a de localização: no meio da mata, fica mais fácil reconhecer os membros do bando. Mas os mandris não são os únicos macacos a usar um tom diferente no derrière para se comunicar. "As fêmeas do babuíno da espécie Papio anubis e também dos chimpanzés ficam com o bumbum inchado e bem vermelho para avisar aos machos que estão no cio", conta Cláudio V. Pádua, professor de Manejo de Fauna da Universidade de Brasília (DF), "A cor também pode indicar quem é o mais forte, o mais poderoso e servir para diferenciar o macho da fêmea". Entre os mandris, por exemplo, a cor azul é mais pronunciada nos machos adultos que nos jovens e nas fêmeas.
Por que o gambá tem cheiro ruim?
O gambá tem glândulas que produzem um líquido chamado butilmercaptana. Ele só é liberado quando o animal se sente ameaçado. O cheiro forte funciona como defesa do gambá, porque afasta os animais predadores. Quando não está em perigo, o gambá, assim como os outros animais, tem um cheiro característico.
Por que os lobos uivam em noite de lua cheia?
Não é só nessas noites. O uivo é a comunicação deles, como o latido dos cães. Os lobos uivam principalmente para reunir o grupo na hora de caçar. É mais comum uivarem sob a lua cheia porque essas noites são claras e mais propícias para localizar as presas. Mas o uivo serve também para marcar território. Os lobos são capazes de reconhecer uns aos outros apenas pelo uivo. Quando dois grupos querem ocupar a mesma região, os animais deduzem o tamanho da alcatéia inimiga pela diversidade dos uivos que ela apresenta.
Por que os morcegos dormem de cabeça para baixo?
Porque assim fica mais fácil alçar vôo. As asas desse mamífero são, na verdade, seus dedos revestidos de pele; são um prolongamento do corpo e das pernas do animal. E o sangue não vai para a cabeça do bichinho pois ele tem um sistema da válvulas que regulam a pressão sangüínea.
Por que se põe ferradura nas patas dos cavalos?
O cavalo pisa sobre a extremidade de um único dedo, protegido por um casco, que a uma unha córnea. Na Antiguidade, os cavalos não eram ferrados e, como os casco se desgastavam depressa, os animais não podiam trabalhar por muito tempo. Por volta do século X, no Ocidente, passaram a colocar as ferraduras, cujos cravos se enterravam na parte morta do casco. E o costume se espalhou.
Qual é a diferença entre jumento, jegue, burro e asno?
Jumento, asno e jegue são sinônimos para o mesmo animal, da espécie Equus asinus. Segundo Alexandre Gobesso, professor de produção de eqüinos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, jegue é uma adaptação de Jack, uma das palavras para asno em inglês. Na 2ª Guerra Mundial, os oficiais das bases americanas montadas no Nordeste chamavam os bichos por esse nome, explica. E os brasileiros traduziram como jegue. Já o burro e sua fêmea, a mula, são animais híbridos, ou seja, resultantes do cruzamento entre animais com número de cromossomos diferentes, o jumento e a égua, por isso, estéreis. Há ainda outra variação, o bardoto, produto da cópula entre um cavalo e uma jumenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário